Mas antes, vou passar uma lista daquilo que você precisa para fazer qualquer tipo da técnica:
- Tecido: de preferência de algodão, e branca, assim você não vai precisar colocar na clorofina.
- Elásticos de borracha ou barbante: para fazer as amarras e dar forma ao seu desenho.
- Tubo aplicador: pode ser até aqueles que vem na tintura que sua mãe usa, pode usar também um borrifador, para fazer outros desenhos.
- Jornal velho: indicado para que você não manche toda a sua casa.
COMO FAZER TIE-DYE EM "V":
Além de ser bastante simples, é possível criar peças muito interessantes a partir dessa forma. Iniciantes e veteranos estão convidados a criar!
Vamos precisar de:
- Os materiais básicos antes citados
- camiseta de algodão branco
- corantes para tecido, qualquer cor, quantas você quiser
- marcador para tecido
Para começar, vire a camisa ao avesso e dobre-a ao meio. Ao fazer isso, a peça ficará mais ou menos assim: Com um marcador lavável, faça uma linha como na imagem. A partir dessa linha, faça outras linhas em toda a extensão da camiseta e para finalizar, faça mais uma linha em sentido contrário. Essa última linha será a nossa linha guia. Com as pontas dos dedos, “puxe” um pouco do tecido para que ele fique meio franzido e a linha guia fique elevada. Feito isso, faça o mesmo em todo o tecido, tomando cuidado para sempre deixar as marcações muito bem alinhadas. Concluída essa parte, amarre todas as marcações com barbante, mas sem apertar muito o nó para não isolar as cores.
SEGUNDA PARTE: DANDO COR AO TIE-DYE
Nesse guia, vou utilizar o desenho abaixo como exemplo. Para fazê-lo, você vai precisar ter em mãos as seguintes cores:
- Turquesa
- Lilás (Misture Turquesa e Magenta, em proporções iguais)
A partir dessas cores, crie mais 2 tons mais claros de cada cor.
Não tem muito mistério para tingir o tecido, basta apenas seguir o padrão de cores abaixo:
…Azul Claro, Azul 1/4, Azul, Lilás, Lilás 1/4, Lilás Claro, Azul Claro, Azul 1/4, Azul, Lilás, Lilás 1/4, Lilás Claro…e assim vai até ficar como na imagem acima. Aqui, o importante é começar do meio e, assim, colorir as pontas. Ou seja: começaríamos com as cores Lilás claro e Azul claro (destacadas em negrito) e após isso faríamos o resto. Terminado o processo, vire a camisa e repita o mesmo padrão de cores. Ao final, sua camisa ficará assim!
Abaixo, vou deixar o site da onde tirei as informações, é um site completamente dedicado ao tie-dye, lá você encontra diversas técnicas e listas de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário