Movimento hippie no Brasil:
O movimento hippie começou por volta da década de 60, durante a ditadura militar que tomava conta do mundo, o movimento chegou ao Brasil, mas não com a mesma intensidade que atingiu os Estados Unidos por exemplo, devido a repressão do governo, até mesmo a formação de comunidades é difícil, pois havia uma grande perseguição por parte da polícia àqueles "loucos cabeludos, e coloridos", mas mesmo assim pode-se dizer que os hippies brasileiros revolucionaram e mudaram os costumes da história militar.
O movimento mais parecido com o hippie que atingiu o Brasil, foi o tropicalismo, que usando da ironia, irreverencia e improvisação, revolucionaram a música brasileira, os tropicalistas criticavam a forma de governo da época, e buscavam a liberdade de expressão, a liberdade de pensar, e de estar ligado ao mundo.
Infelizmente alguns tropicalistas foram perseguido e exilados como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
A maioria dos verdadeiros hippier brasileiros foram fortemente reprimidos, tendo que migrarem para praias baianas, ou para o interior de Goiás, onde alguns vivem lá até os dias atuais.
Woodstock Brasileiro: "Festival de águas claras".
O Festival de Águas Claras foi um evento musical que contou com importantes músicos brasileiros e teve 4 edições nos anos 1975, 1981, 1983 e 1984, o festival aconteceu no interior de SP, na fazenda Santa Visgínia na cidade de Lacanga, o evento foi chamado de "quermesse brasileira" pelos organizadores.
O festival, foi o grande sinalizador para o fim da época hippie, a era ❀ ✿ ✾ FLOWER POWER❀ ✿ ✾.
Um grande encontro de pessoas, celebrando a Paz e o Amor Livre, clamando por um mundo mais justo e pacífico, para todos, sem haver distinção.
Marcas do movimento:
Após anos de críticas tropicalistas e movimentos estudantis ocorridos na época, o movimento "cessou", mas como qualquer outro movimento, esse também deixou suas marcas na cultura que hoje conhecemos, marcas que tem sido adotadas pelos jovens do ontem e do hoje.
As manifestações contra o capitalismo diminuíram, mas ainda sim, hippies ou jovens que protestam contra o sistema e contra a guerra não desapareceram da sociedade.
Não se pode dizer que o movimento hippie se extinguiu para sempre do mundo, pois cada vez mais jovens vão as ruas buscar o fim da guerra, a liberdade de expressão, e a igualdade entre os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário