quarta-feira, 3 de julho de 2013

ॐtrance ॐ





  Tudo começou no final dos anos 60, na ilha de GOA, situada na Índia,o trance ainda não existia,   naquela época a maioria dos frequentadores da tal Ilha é formada por hippies e rockers, que começavam a escutar Techno.

 Já na década de 70 as pessoas de GOA descobriram o efeito da Acid Music, e começaram a incrementar os mais variados estilos de música, sendo altamente influenciados pelo rock setentista.
  Goa Gil, é considerado o pai do trance, ele estabeleceu as primitivas do fenômeno Goa Trance ( Goa Trance é o que hoje chamamos de Psy trance) que tiveram origem em antigas práticas tribais.
  "Procuro me valer da experiência da música e da dança trance para iniciar uma reação em cadeia no plano da consciência, já que desde o início dos tempos a humanidade tem se utilizado da dança e da música como formas de comunhão com o espírito da Natureza e do Universo"
  Seu objetivo era redefinir os antigos rituais tribais, reinserindo-os no século 21, Gil cresceu em meio a cena musical de São Francisco (EUA) durante a década de 60 , tendo viajado para uma jornada na Índia em 1969, além de ter sido músico durante toda a sua vida, ele também se dedicava a yôga com gurus do Himalaia, ele tentava unificar ambos, Música & Yôga, em um único espírito, essas tentativas resultou na festa Goa Full Moon, utilizando  o contexto de uma festa  Goa para amplificar a consciência das pessoas através da dança. 
  Outro "pai" do trance era o Ray Castle, que junto com Goa Gil aprimorou o Goa Trance, discotecou em várias festas em Goa, Índia, Japão e Europa, entre os anos 1986 a 1994, da mesma forma que Goa Gil , Ray Castle encontra uma semelhança inacreditável entre o Goa Trance e as práticas tribais.
  Da mesma forma que os aborígenes, ele também batucava com gravetos, extraia sons das mais primitivas flautas, e contemplava o planeta, as festas Trance a céu aberto, nos levam a verdadeiros rituais, seguindo a mesma linha de comunhão primordial.
  Ray Castle ainda diz:
  "Existe uma qualidade transcendental nessas festas, que as habilita a serem eventos psíquicos de natureza bastante transformadora, catalizando uma união da mente coletiva, que é experimentada " (ao menos na Índia, onde eram gratuitas, exceto pela propina que era paga aos policiais) ele ainda diz: "Vejo meu papel como sendo aquele de um intermediário que dirige as frequências e as batidas para que massageiem e ativem a inconsciência e a superconsciência, através do transe e da dança, que se traduzirá numa forma de catarse eufórica coletiva". 
 O DJ como "shaman" é uma metáfora sempre recorrente em textos a respeito do Goa trance, é como se eles "vibrassem seus crânios, suavemente, massageando e revitalizando seu cérebro, eliminando as teias de aranha do meio físico" e mais ainda " Com sua terapêutica medicina vibracional, eles nos transportam para megaversos do prazer aural".
   Podemos então afirmar que o trance é o resultado de um caldo de culturas tão antigo, quanto a própria humanidade.
   Assim como Goa influenciou o formato inicial do Trance, as localidades onde o estilo foi crescendo também tiveram sua parcela de importância,  a Inglaterra, um dos berços ocidentais do Trance apresentou uma forma inteligente e sofisticada da nova música, a Alemanha, outro berço ocidental do estilo, também  trazia cravada em sua memória, o pioneirismo  da primeira grande leva da música eletrônica, esses dois países podem ser considerados como pontos focais do Trance na Europa, de onde posteriormente se espalhou  para o resto do planeta.
  Para onde o Trance ia, além de levar toda a sua forma de música fascinante e hipnótica, também levava e continua levando todo um conceito fundamentando em princípios humanistas ( Paz, Amor, União, Respeito...).
  O Trance aflorava na Holanda, Itália, França, Suécia, Dinamarca e outros países da Europa, locais que na primeira vista pareciam inusitados como Israel( que atualmente  representa 50% de todas as produções de Psy/Goa trance)  Austrália, Nova Zelândia, e mais tarde também alcançou o México, África        
do Sul e Brasil, também foram muito receptivos em processos que sem dúvidas estreitavam seus paralelos com a visão hippie dos anos 60.
  Na década de 90, o Goa trance deu origem ao Psy trance, ritmo com variações entre 138 a 150 bpms.
  Esses dois gêneros são bem parecidos e até se misturam, a diferença sutil que existe entre os dois estilos é que o Goa Trance usa elementos da música indiana, e também sons mais orgânicos, já o Psy trance usa um som mais sintético com linhas de baixo mais rápidas e uma percussão mais forte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário