quinta-feira, 6 de junho de 2013

☮ ☮ FLOWER POWER ☮ ☮

                        


                          Movimento hippie no Brasil:
O movimento hippie começou por volta da década de 60, durante a ditadura militar que tomava conta do mundo, o movimento chegou ao Brasil, mas não com a mesma intensidade que atingiu os Estados Unidos por exemplo, devido a repressão do governo, até mesmo a formação de comunidades é difícil, pois havia uma grande perseguição por parte da polícia àqueles "loucos cabeludos, e coloridos", mas mesmo assim pode-se dizer que os hippies brasileiros revolucionaram e mudaram os costumes da história militar.
 O movimento mais parecido com o hippie que atingiu o Brasil, foi o tropicalismo, que usando da ironia, irreverencia e improvisação, revolucionaram a música brasileira, os tropicalistas criticavam a forma de governo da época, e buscavam a liberdade de expressão, a liberdade de pensar, e de estar ligado ao mundo.
  Infelizmente alguns tropicalistas foram perseguido e exilados como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
  A maioria dos verdadeiros hippier brasileiros foram fortemente reprimidos, tendo que migrarem para praias baianas, ou para o interior de Goiás, onde alguns vivem lá até os dias atuais.

Woodstock Brasileiro: "Festival de águas claras".
 



 O Festival de Águas Claras foi um evento musical que contou com importantes músicos brasileiros e teve 4 edições nos anos 1975, 1981, 1983 e 1984, o festival aconteceu no interior de SP, na fazenda Santa Visgínia na cidade de Lacanga, o evento foi chamado de "quermesse brasileira" pelos organizadores.
 O festival, foi o grande sinalizador para o fim da época hippie, a era ❀ ✿ ✾ FLOWER POWER❀ ✿ ✾.
  Um grande encontro de pessoas, celebrando a Paz e o Amor Livre, clamando por um mundo mais justo e pacífico, para todos, sem haver distinção.
 
Marcas do movimento:
 
   Após anos de críticas tropicalistas e movimentos estudantis ocorridos na época, o movimento "cessou", mas como qualquer outro movimento, esse também deixou suas marcas na cultura que hoje conhecemos, marcas que tem sido adotadas pelos jovens do ontem e do hoje.
   As manifestações contra o capitalismo diminuíram, mas ainda sim, hippies ou jovens  que protestam contra o sistema e contra a guerra não desapareceram da sociedade.
  Não se pode dizer que o movimento hippie se extinguiu para sempre do mundo, pois cada vez mais jovens vão as ruas buscar o fim da guerra, a liberdade de expressão, e a igualdade entre os povos.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário